Pular para o conteúdo principal

CUIDADO! Baixe os olhos ao passar por ele (a)

Tem gente que deveria andar com uma placa assim pendurada no pescoço: CUIDADO, baixe os olhos quando passar por mim. Tenho um(a) namorado(a) demente. Nem todos os “privilegiados” têm essa feliz ideia. É aí que surgem os barracos astronômicos, na imensa maioria das vezes sem razão de ser. Quem passa por ridículo... bem, não é difícil de imaginar, né?
O primeiro sintoma do possessivo doente é venerar seu objet... digo, seu(a) namorado(a). Considera-o mais amado e idolatrado do universo, save salve. Sendo assim, é claro que todas as fêmeas de um raio de 100km, quiçá do universo inteiro (não esqueçamos das facilidades virtuais), não fazem outra coisa na vida a não ser desejar seu macho. E, em sua doente fantasia, não excluem da lista nem a mãe dele e nem a cadela de estimação.
Parece exagero, mas não é. Já ouvi casos de namoradas que armam pitis absurdos porque o rapaz deu ração para o cachorro antes de telefonar para a amada passando o relatório diário. Casos de namorados que jogam o parceiro contra a família inteira são mais comuns que alimentos com glúten.
A psicologia explica. A veneração e o medo constante de perda e traição se baseiam num sentimento comum a todas as pessoas: a insegurança. Por não perceber as próprias qualidades, atribui ao parceiro(a) virtudes quase que irreais. Como eu disse antes, insegurança é comum e perfeitamente aceitável. Mas para os possessivos doentes, isso vai muito além dos limites considerados saudáveis. Vira doença.
O fato de perder as estribeiras pode ter a ver com não se garantir, ter tido uma infância traumática ou até problemas familiares. Uma amiga minha, que nunca conheceu o pai, confessou-me que todos os seus namorados funcionavam como substituto paterno. Além do ciúme exacerbado, acreditava que o namorado poderia deixá-la a qualquer instante (como o pai havia feito). Anos de terapia e hoje leva uma vida normal.
Engana-se, porém, quem pensa que apenas uma parte do casal esta errada. Quem consente com essas cenas catastróficas de ciúme sem limite, na minha opinião, merece levar uma vida de eterno(a) cachorrinho(a). O mais espantoso é que tem gente que gosta.
Pena. Não aprendem que o mais gostoso de um relacionamento é a confiança que a gente ganha ao longo do tempo. Viver na corda bamba, futricar a vida do outro na Internet à procura de vestígios, enxergar rivais no poste, isso não é vida. É doença. Além do mais, o casal perde amigos, convites, oportunidades de dividirem bons momentos e até empregos.
Já ouvi histórias de gente que foi proibido pela namorada de terminar a faculdade por causa de um colega “risco”. Um amigo tinha uma namorada que pedia a ele dar um toque no telefone de casa quando chegasse. Ele mandava o irmão mais novo fazer isso e continuava na balada. Conheci gente que atendia o telefone fazendo cocô, manobrando o carro, no dentista, porque se demorasse dez segundos, geraria desconfianças.
Aliança, promessa de casamento, ligações frequentes, choro, ranger de dentes, manipulação, chantagens, jogar-se no chão, nada disso prende ninguém. Aos possessivos doentes de plantão, quem sabe vale a pena recomendar dar ao parceiro um sonífero e prendê-lo em grades bem fortes. Ou, quem sabe, duas passagens ao Alasca.


Comentários

Marcela Prado disse…
eu ja tive um namorado ciumento. muito. ciumes dos amigos, dos primos, de gente q eu nunca vi ou falei. e demorou um tempo pra eu sacar que eu nao fazia nada demais e pular fora. hj eu tenho trauma. nao gosto de qlq manisfestacao de controle. se bem que ultimamente eu tenho afrouxado...
Tati, é bem verdade isso. Eu acho que ciúmes é saudável porque deixa a relação mais viva. Mas acho que tudo tem limite. E não sei o que faria numa situação extrema, nunca passei por isso. E espero não passar. Beijoo
Camila Rufine disse…
hahahaha
Nossa, acho que vou mandar esse texto anonimamente para uma amiga. Ops. Pensando bem, não vou não. Se eu mandar anonimamente ela vai saber que fui eu, se ela ler os comentários. Mas, enfim... Odeio ciúmes e só admito assistir a shows de pessoas que tem algum talento artístico. Nao de namorados e namoradas que ficam horas no telefone (na minha presença) brigando por qualquer bobagem e desconfiados de todo mundo, ainda por cima morando em países diferentes...

Ps: Já reparou também que quanto mais ciumento é um relacionamento, mais clichê e meloso ele é. Dá-lhe Maria do Bairro.
Carla Leão disse…
Tenho lido umas coisas no seu blog, ele está la na minha lista de favoritos, mas só agora resolvi comentar, vai ver é pq me identifiquei com o texto, e só tenho uma coisa a dizer:
"Quem consente com essas cenas catastróficas de ciúme sem limite, na minha opinião, merece levar uma vida de eterno(a) cachorrinho(a)".

Muito bom, adorei!
Beijo
Nossa!!!Concordo com tudo o que vc disse,eu tenho uma teoria que pra mim funciona muito bem,nunca fui do tipo de ficar revirando namorado pra achar alguma prova de que era traída,pq como diz a minha mãe e eu concordo...quem procura muito um dia acaba encontrando.
Então prefiro confiar e dar espaço.
Klaus disse…
Perfect! Tem gente que deveria imprimir, colar no espelho do banheiro e ler esse texto todos os dias, depois de acordar (e pra ver se acorda!).
A parte freudiana me fez pensar, gostei muito. Mas fato é: "o mais gostoso de um relacionamento é a confiança que a gente ganha ao longo do tempo". É revoltante alguém duvidar do amado o tempo todo. Por que não larga se ele é tão pouco confiável? Amar desconfiando é mesmo que... sei lá... comer um sonho já achando que dará dor de barriga... Ou algo assim... mais ou menos... Alasca!
Alyne disse…
putz Tati, pior q eu já fui assim e me arrependo taaaannntoooo! Na verdade eu acho que quem é assm nunca percebe, não adianta os amigos falarem, é uma coisa cega e louca. Mas passou... terapia resolve, e muito. Hj eu percebo que era mais uma sensação de posse que qualquer outra coisa.
Muito bom o texto, fiquei com vergonha do meu passado hahahaa.
João disse…
Posso aparentar ser uma pessoa tranquila, mas tenho a ficha bem suja quando o assunto é ciúme. Eu não ia comentar o texto, que achei fantástico e com o qual concordo em gênero e número, por achar que não tenho direito em falar sobre o assunto. Mas para não passar por medroso, dou minha cara a tapa e admito que já errei. Mas, se é com os erros que aprendemos, estamos aí para errar. E de erro em erro, cedo ou tarde a gente aprende.
haha, Concordo com aquela parte do viver eternamente como cachorrinho. Bem feito mesmo.
Gislaine Bueno disse…
O que faz um texto atrair você? Identificação, clareza, sinceridade? Não sei a resposta, mas gostei muito do jeito como você escreve. Ok, acho que me identifiquei. E pensei: caralho, eu escrevia bem há um tempo atrás. Por que não continuei? Por que não continuo? E quantas outras mulheres existem por aí se expressando tão bem quanto essa moça aqui do blog?

É uma bobagem deixar pra lá, porque a vida continua com ou sem você.

Que coisa!

Parabéns!

Fique à vontade para falar, também, ali:
www.fabulosodestinomeu.blogger.com.br

Gislaine
Michele Matos disse…
É! Essa moça do blog escreve muito mesmo!
E sim, tem muita gente que gosta de ser cachorrinho(a), então que sejam felizes, ou não.
=*

Postagens mais visitadas deste blog

O reinado dos Castelões

Existem lugares que são verdadeiros achados, residindo insuspeitos no meio do caminho. Castelões é um deles. Num domingo quente e sem planos, topei com ele em uma rua deserta do Brás, onde morei por um ano e meio. Nesse tempo, acostumei-me, embora muita gente torcesse o nariz, às ruas feias do bairro que já chegou a ser mais conhecido na Itália que a própria São Paulo. Hoje o Brás perdeu um pouco do encanto e o título de ‘berço’ italiano acabou ficando para a Mooca, entre os menos entendidos. Para o Brás, sobrou a fama de sujo, feio, perigoso e casa de um Arnesto meio esquecido.
Por isso, nem me abalei quando meu então namorado sugeriu que almoçássemos num lugar que de longe tinha aparência meio duvidosa.No Brás tudo tem esse quê de capenga. Mas Castelões foi um engano nesse sentido. Ao chegar perto você percebe que sim, está diante de um lugar raro. A placa é de 1924 e não é mentirosa. O restaurante existe lá desde então. Trata-se do local mais antigo funcionando ininterruptamente n…

Das esperanças

Hoje consegui parar em frente ao computador e com um pouquinho de tempo para responder às suas angustiantes letras. Hoje, esperando que você esteja melhor, parei para te escrever que, sim, acredito no amor. Com o tempo, os tombos, os tropeços e as cravadas na saída (qual ginasta olímpica), com as fichas caídas, os choros copiosos e soluçados para os meus travesseiros... Passado tudo isso, posso dizer que, mesmo que mais 200 relacionamentos meu acabem daqui para frente, sim, acredito no amor. Aprendi que o amor não acaba, ele só muda de rosto. O amor é nosso, amiga. A gente entrega para quem estiver mais disposto, para quem estiver atento no lance, para quem se encaixar com a gente. Por enquanto é essa neblina, esse tempo turvo, que parece que não vai desanuviar nunca, mas ó. Vai passar. E te diria isso mesmo sem estar em um relacionamento. Te diria isso numa manhã de fevereiro, antes e depois do carnaval, quando eu ainda nem  o conhecia. Diria isso mesmo depois de ter perdido um ou…

Prece de inverno

Minha mãe diz que arrumar a cama todo dia faz a gente ficar protegido. Confesso que nem sempre lembro. Às vezes é escolher entre a cama, lavar a louça do café ou assistir um pouco de tevê. A coberta meio embolada, o pijama jogado no canto, travesseiro caído no chão. Hoje numa calçada encontrei um morador em situação de rua arrumando a dele. Confesso que nem sempre reparo neles. Às vezes é a pressa, noutras estou resolvendo alguma coisa na tela, em algumas estou de olho nas vitrines. Eu meio distraída, desviando dos senhores, das senhoras e de suas casasmóveis. O homem arrumava a cama com tanto zelo que prendeu meu olhar. Confesso que uma partezinha de mim pensou para que tanto cuidado em arrumar algo que qualquer um podia bagunçar. Vi sua mão colocando a coberta azul bem certinha embaixo do colchão fininho, dobrando bonito perto do travesseiro, passando a mão por cima para tirar toda ruga. Eu pensando que aquela cama era toda a sua casa, tanto esmero que valia.
Desejei aquele cuid…