Pular para o conteúdo principal

Brinde

Repara só. É só você aparecer empolgado com alguma notícia, como a mudança de casa que você tanto esperava, que aparece um punhado de gente com energia ruim. Fala mal do novo bairro, alerta sobre a violência, lamenta os preços (tão altos!) ou vem contando uma história de uma tia de uma cunhada de uma vizinha que perdeu toda a mudança por conta de uma transportadora fantasma.

Ando cada vez mais convencida que felicidade incomoda. Não precisa ser um plano concreto, basta você mencionar uma ideia mirabolante ou até mesmo uma banalidade divertida que acabou de passar pela sua cabeça que os agouradores de plantão ativam o mecanismo que despeja instantaneamente a água fria, anunciando os contras, os contras, os contras. No final você fica se sentindo o Curupira, com os pés virados pra trás. Travados de medo.

Eles não perdoam nem mesmo quando você conta uma história ruim. “Vocês viram o assassinato do governador? Três tiros na cabeça”, você se espanta. Eis que seu seca-pimenteira de carteirinha anuncia: “Isso não foi nada. Teve um diplomata na Indonésia que foi torturado diabolicamente, arrancaram todos os dedos com alicate de unha, queimaram toda a pele e depois penduraram o corpo na ponte para os cachorros comerem”. Juro por Deus que não entendo essa mania de querer liderar a ruindade até mesmo na arte de ser bem informado sobre tragédia.

Penso de verdade em criar uma campanha. Para cada pensamento negativo que você evitar em reação a uma palavra minha, ganha uma balinha. Não precisa torcer, não precisa achar lindo eu falar que minha geladeira nova está no lugar. Pensa em outra coisa, finge que não escuta, me manda tomar banho, vai tomar um banho, toma um comprimido (embora a mediocridade não tenha cura). Mas, por favor, sai pra lá pé de pato bangalô três vezes. E de quebra ainda adoce a boca, se quiser.

Comentários

Tiozaum disse…
ehehehe.
Adorei o texto!

Pior que é bem assim mesmo. É uma dificuldade incrível enxergar o lado bom das coisas e ser otimista, ou mesmo feliz com coisas boas.

Eu não tenho pensamento negativo nenhum em relação as suas palavras, pelo contrário! Quero o melhor pra vc amiga :D

Bjos
Bola, o André disse…
Malencarnados, como diriam os antigos...
Híndira disse…
Haja sacos de bala, hein! Todo dia vai ser de São Cosme e São Damião! =P
paulete miletta disse…
super verdade, linda tati! andava com saudade, vou vir mais. ;)
Klaus Pettinger disse…
Já disse, deixe de pautar sua felicidade pela aprovação dos outros. Se você está feliz, banana para quem achar defeito. Aliás, nem bala você deve a essas pessoas. Talvez uma bala. De canhão. Pra estragar o velório... Nossa, por falar nisso, vc viu aquela tragédia onde naufragaram um navio inglês??? Morreu uma penca!!! Acho que foi perto de Tortuga. Suspeitam dum tal de Capitão Sparrow.hahahaha

Relaxa, Tati. Inveja não deve mexer nem com o brilho da unha do mindinho do seu pé esquerdo... Aliás, acabei de fazer a minha. :)
FABI disse…
É inveja !!! Uma receita: distribua sal(gadinhos) pela sala ao lado de latinhas de cerveja (geladas) e chame os amigos para tirar o mau olhado!
Michele Matos disse…
Ai, tem tantos seca-pimenteira na minha vida. Espero que eu também não seja assim e nem tenha percebido. Deus me livre! =*

Postagens mais visitadas deste blog

Das esperanças

Hoje consegui parar em frente ao computador e com um pouquinho de tempo para responder às suas angustiantes letras. Hoje, esperando que você esteja melhor, parei para te escrever que, sim, acredito no amor. Com o tempo, os tombos, os tropeços e as cravadas na saída (qual ginasta olímpica), com as fichas caídas, os choros copiosos e soluçados para os meus travesseiros... Passado tudo isso, posso dizer que, mesmo que mais 200 relacionamentos meu acabem daqui para frente, sim, acredito no amor. Aprendi que o amor não acaba, ele só muda de rosto. O amor é nosso, amiga. A gente entrega para quem estiver mais disposto, para quem estiver atento no lance, para quem se encaixar com a gente. Por enquanto é essa neblina, esse tempo turvo, que parece que não vai desanuviar nunca, mas ó. Vai passar. E te diria isso mesmo sem estar em um relacionamento. Te diria isso numa manhã de fevereiro, antes e depois do carnaval, quando eu ainda nem  o conhecia. Diria isso mesmo depois de ter perdido um ou…

O reinado dos Castelões

Existem lugares que são verdadeiros achados, residindo insuspeitos no meio do caminho. Castelões é um deles. Num domingo quente e sem planos, topei com ele em uma rua deserta do Brás, onde morei por um ano e meio. Nesse tempo, acostumei-me, embora muita gente torcesse o nariz, às ruas feias do bairro que já chegou a ser mais conhecido na Itália que a própria São Paulo. Hoje o Brás perdeu um pouco do encanto e o título de ‘berço’ italiano acabou ficando para a Mooca, entre os menos entendidos. Para o Brás, sobrou a fama de sujo, feio, perigoso e casa de um Arnesto meio esquecido.
Por isso, nem me abalei quando meu então namorado sugeriu que almoçássemos num lugar que de longe tinha aparência meio duvidosa.No Brás tudo tem esse quê de capenga. Mas Castelões foi um engano nesse sentido. Ao chegar perto você percebe que sim, está diante de um lugar raro. A placa é de 1924 e não é mentirosa. O restaurante existe lá desde então. Trata-se do local mais antigo funcionando ininterruptamente n…

Prece de inverno

Minha mãe diz que arrumar a cama todo dia faz a gente ficar protegido. Confesso que nem sempre lembro. Às vezes é escolher entre a cama, lavar a louça do café ou assistir um pouco de tevê. A coberta meio embolada, o pijama jogado no canto, travesseiro caído no chão. Hoje numa calçada encontrei um morador em situação de rua arrumando a dele. Confesso que nem sempre reparo neles. Às vezes é a pressa, noutras estou resolvendo alguma coisa na tela, em algumas estou de olho nas vitrines. Eu meio distraída, desviando dos senhores, das senhoras e de suas casasmóveis. O homem arrumava a cama com tanto zelo que prendeu meu olhar. Confesso que uma partezinha de mim pensou para que tanto cuidado em arrumar algo que qualquer um podia bagunçar. Vi sua mão colocando a coberta azul bem certinha embaixo do colchão fininho, dobrando bonito perto do travesseiro, passando a mão por cima para tirar toda ruga. Eu pensando que aquela cama era toda a sua casa, tanto esmero que valia.
Desejei aquele cuid…